quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sobre E-books

                                                                Sobre E-books

Sei que muita gente vai discordar de mim nesse post, mas resolvi fazê-lo mesmo assim. O E-book é a nova mania das livrarias e com isso muitas editoras devem estar dando pulos de alegria. Por ser um livro digital, os custos são super baixos, e os lucros, claro, muito maiores. O grande problema é que a maioria das livrarias que vendem livros digitais não reduzem o preço à um nível significativo que justifique a compra.

Eu estou constantemente conectada ao meu skoob e aos sites das principais livrarias da minha cidade, sempre de olho em alguma novidade que possa me interessar, porém, sempre que eu procuro por um livro vejo que o preço do livro fisíco, de verdade, que você segura na mão e sente o cheiro do papel impresso é poucos reais mais caro que o livro digital. Então, qual seria a grande vantagem de comprar um livro que você vai ter, mas não REALMENTE, ao invés de comprar um livro real?

Por exemplo: Na Livrarias Saraiva o livro Profundamente Sua está saindo por 23,90 a versão normal, e por 19,90 a versão digital. Isso é, por 4 reais de diferença você compra um livro de verdade, que vai durar para sempre, e vai fazer companhia àqueles outros que fazem parte da sua coleção.

Eu sei que muita gente prefere o E-book hoje em dia, acho que um dos grandes motivos é adquirir um livro que não foi publicado aqui no Brasil - isso se você ler em outra língua -, ou poder ler seu livro no trabalho, sem que seu chefe fique sabendo que você está fazendo isso na hora do expediente. Mas fora essas e outras razões, qual a verdadeira vantagem, eu lhes pergunto novamente.

Já deu pra perceber que eu sou realmente old school, gosto das coisas como sempre foram, principalmente dos livros. Gosto de poder abraçá-los, de virar páginas e da tenção de virá-las quando a coisa realmente está ficando boa, gosto de vê-los por aí, pela minha casa, e as vezes dar uma espiadinha em alguma pilha e recordar alguma boa história. Quem sabe um dia o E-book realmente domine o mundo e os livros virem coisa do passado, mas eu realmente espero que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário